segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Leorne Belém: o homem, o advogado e o parlamentar exemplar

 

Leorne Menescal Belém de Holanda é descendente de libaneses, nascido em Quixeramobim, sertão do Ceará. Aos 12 anos, juntamente com seu irmão João, levados pela tia Labibe Belém, foram ao Rio de Janeiro, à época, Capital da República, onde ingressaram no Colégio Pedro II, pertencente ao Ministério da Educação e Cultura, e considerado estabelecimento de ensino padrão no Brasil. Ali permaneceu até 1957, quando concluiu o ginásio e científico. Durante vários anos, Leorne Belém fez parte do Grêmio Estudantil, chegando a presidente. Aprovado em concurso realizado no Rio de Janeiro sobre a história luso-brasileira, foi premiado, juntamente com mais quatro colegas, com uma viagem a Portugal, iniciando precocemente sua saga internacional, que o haveria de levar repetidas vezes a países da África, América, Ásia e Europa, sem jamais perder o vínculo com sua terra natal, para onde sempre retornava nos períodos de férias.

Em Quixeramobim, foi um dos fundadores do Grêmio Dom Quintino e do Jornal O Quixeramobim, ao lado de, entre outros, Alfredo Machado, Eudoro Santana, Marum Simão, Vicente Câmara, Antônio Fernandes e Ciro Saraiva.

Retornando ao Ceará, foi aprovado em vestibular para a Faculdade de Direito na Universidade Federal do Ceará, onde se matriculou em 1958. Foi vice-presidente por duas vezes e presidente em uma oportunidade do Centro Acadêmico Clóvis Beviláqua, naquela época a mais pujante e representativa entidade estudantil do estado. Ao concluir o curso de Direito, foi o orador da turma, escolhido em concurso do qual participaram vários brilhantes colegas.

Trabalhou na Companhia Seguradora Brasileira e no Grupo Votorantim como diretor-gerente na fábrica de cimento, ora em implantação na cidade de Sobral. Já Bacharel em Direito, foi advogado de ofício junto à Auditoria Militar, recém instalada em Fortaleza. Foi Diretor Assistente em Assessor Jurídico do Grupo C. Rolim, de 1965 a 1970. Ainda no ano de 1970, foi eleito Deputado Estadual, sendo reeleito em 1974. Incentivado pelas suas bases eleitorais, em 1978, candidata-se a Deputado Federal, obtendo êxito, cargo para o qual também foi reeleito em 1982. Em Brasília, entre outras atividades, foi vice-líder de sua bancada e Presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal, sendo o único parlamentar eleito pelo Ceará que, até hoje, exerceu esse importante cargo. Após cumprir seu mandato, retorna ao Ceará, onde volta a exercer sua carreira dentro do direito, tornando-se colega de escritório de seu conterrâneo Ricardo Machado, este ainda no início de sua brilhante carreira. No exercício de seus quatro mandatos parlamentares, teve o privilegio de colaborar com as administrações dos prefeitos Alfredo Machado, Álvaro Carneiro e Osvaldo Martins, participando de inúmeras e marcantes realizações. Assumiu no Governo Collor-Itamar, por quatro anos, a Superintendência da Legião Brasileira de Assistência onde, graças à colaboração de seus zelosos e dedicados servidores, teve destacada atuação.

Leorne Belém figura entre os confrades da Academia Quixeramobiense de Letras, Ciências e Artes – AquiLetras – desde sua fundação, em 2015, ocupando a cadeira 11, cujo patrono é Manuel Antônio de Andrade Furtado.

É casado há 56 anos com Suely Nogueira de Holanda, por quem se apaixonou ainda nos bancos da faculdade. É pai de Renata e Rodrigo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário