terça-feira, 23 de maio de 2023

O professor de física amante dos livros e das letras: conheça a trajetória de Gilberto Telmo

Nem só de números vive um físico. Gilberto Telmo Sidney Marques, que ocupa a cadeira de n° 28 da Aquiletras, cujo patrono é Luís Costa Filho, é a prova disso. Apesar de ser graduado em química e pós-graduado em física, ciências cuja rotina exige o emprego de fórmulas e cálculos, o professor também demostra toda a afeição pelo universo das letras, além de ser um memorialista nato. 

Gilberto Telmo é natural de Quixeramobim. Professor adjunto aposentado da Universidade Estadual do Ceará - UECE. É graduado em Física pela Universidade de Santo Amaro - SP (1978) e pós-graduado em Química pela UECE. Em sua virtuosa carreira acadêmica, foi diretor da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC (1987-1992). Também atuou como Pró-reitor de Políticas Estudantis e Membro de Comissão Executiva de Vestibular na UECE. 

Fora da academia, foi Secretário de Cultura de Quixadá (1989-1990); Diretor de Finanças da Prefeitura de Quixadá (1993-1994), Secretário de Comunicação de Quixadá (1995-1996), além de Diretor Administrativo e Financeiro da PROFITEC - Prefeitura de Fortaleza (1999).

Entre suas obras publicadas estão Práticas de Química (2004); História e Fundamentos da Química (2007) e Ônibus - Uma Viagem Sentimental na Década de 1950 (2006).

É autor e administrador dos blogs Piso Salarial Agora; Telmociências e Telmoquímicas. 

Professor Gilberto Telmo é membro da Aquiletras desde sua fundação, em 2015.

Um comentário:

  1. Uma vida ligada à educação. Desde pequeno no Quixeramobim já sonhava em ser gente decente e educada. Por caminhos retos ou tortos alcançou a concretização dos seus sonhos: formar-se e ser professor. Aposentado, não para, e procura deixar registrada toda uma bagagem de sabedoria. Merece a cadeira de imortal na Academia de sua terra natal. Parabéns, velho amigo do peito!

    ResponderExcluir