quinta-feira, 18 de maio de 2023

Goreth Pimentel: a professora poetisa e pesquisadora de Antônio Conselheiro


Maria Goreth Pimentel é natural de Quixeramobim. Pesquisadora dedicada da história de Antônio Conselheiro e a experiência de Canudos. Poetisa produtiva nas horas vagas, dedica seus dias à educação, tendo passado por todas as esferas do ensino, desde professora, coordenadora e diretora escolar, até tutora em cursos superiores, tanto em instituições públicas como privadas. Conhece a educação de perto. Aliás, de dentro. 

Licenciada em Pedagogia pela FECLESC, em em Letras, pela URCA. É especialista em História do Ceará, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); em Gestão Escolar, pela UDESC; em Gestão da Educação Pública pela UFJF e é pós-graduada em Educação Global, Construção da Cidadania e Inteligências Humanas, pela FADIRE. Possui longa e virtuosa carreira na educação, tendo atuado como professora, coordenadora pedagógica e diretora escolar, em instituições tanto da rede pública, como rede privada. Também exerceu o cargo de tutora presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Atuou também como professora de cursos superiores, em instituições como UVA, URCA e INDUCENTRO. 

Em pesquisa sobre Antônio Conselheiro, a professora entrevistou um universo de setenta conterrâneos, apresentando vários olhares sobre o líder sertanejo e a experiência de Canudos. Seu trabalho é sempre indispensável nas programações promovidas pela Prefeitura Municipal de Quixeramobim, tendo sido apresentado a pesquisadores que vêm de Canudos e de todas as partes do mundo em busca de conhecer mais sobre a trajetória de Conselheiro. 

Em razão de sua importante contribuição à educação do município, Goreth Pimentel foi agraciada com a Medalha Antônio Conselheiro, outorgada pela Câmara Municipal de Quixeramobim.

Na Aquiletras, ocupa a cadeira de n° 7, cujo patrono é Antônio Conselheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário