sábado, 1 de julho de 2023

Conheça Cláudia Oliveira, presidenta da Aquiletras, e sua história de gestões participativas


Ana Claudia da Silva Oliveira é natural da Fazenda Oriente, Distrito de Belém, sertão de Quixeramobim. É historiadora, professora na área das Ciências Humanas e Técnica em Assuntos Pedagógicos da Secretaria Municipal de Quixeramobim. Pós-graduada em Planejamento Educacional, Gestão Escolar e Educação Global. Mestranda em Educação Global, Construção da Cidadania e Inteligências Humanas.

Em sua trajetória profissional, foi Diretora Geral da Escola Álvaro de Araújo Carneiro, Bairro da Maravilha, por 02 mandatos, tendo realizado trabalho em parceria com toda comunidade escolar, com objetivos bem definidos, dentre eles o de lutar por uma educação pública de qualidade e uma sociedade com mais igualdade e equidade, tendo como princípios básicos a gestão democrática – onde todos foram estimulados a participar efetivamente das decisões; o acompanhamento pedagógico com foco na aprendizagem; a parceria entre pais e escola; a valorização dos profissionais através de formações continuadas; momentos de lazer/confraternizações; promoção de eventos culturais e esportivos - em particular o  MARACULTURAL, onde foram descobertos talentos consagrados nos jogos escolares; melhora do nível acadêmico dos alunos através de avaliações externas reconhecidas pelo Governo do Estado do Ceará.  E sua gestão, obteve reconhecimento através do prêmio Escola Destaque por dois anos consecutivos.
Foi servidora na Biblioteca Professor José Artur Costa, na Escola Agrícola Dr. Leorne Belém. Participou da elaboração da cartilha “Quixeramobim Conta Sua História” (1988) e do livro didático “Quixeramobim – Cidade da Gente - Estudos Regionais para Ensino Fundamental I e II”.

Compõe a Academia Quixeramobiense de Letras, Ciências e Artes (Aquiletras) desde sua fundação, em 2015, ocupando a cadeira de nº 13, que tem como patrono Dr. Álvaro Otacílio Nogueira Fernandes. Foi eleita presidente da instituição para o biênio 2022-2024. Em sua gestão, destaque para a inauguração da sede própria da academia, a valorização da comunicação institucional, com o lançamento do site oficial e incremento das redes socais, além da difusão de um ambiente de troca e participação entre os imortais e a comunidade. 

Um comentário:

  1. Admiro a Claudia por seu dinamismo, alegria contagiante, valor intelectual, e, claro, sua beleza. Sinto-me feliz por havê-la convidado para compor a academia, quando eu liderava a montagem da Academia.
    Ainda lembro o primeiro contato: ela estava em trânsito, entre Quixeramobim e Fortaleza. Mil anos de vida sempre radiantes.

    ResponderExcluir