sexta-feira, 12 de maio de 2023

Quixeramobiense Fausto Nilo recebe Medalha Humberto Teixeira


O compositor cearense Fausto Nilo, recebe nesta sexta-feira (12/5), na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, a Medalha Humberto Teixeira, condecoração que atende a requerimento do deputado Renato Roseno (Psol). A sessão solene está marcada para às 17h, no Plenário 13 de Maio. Segundo o parlamentar, a honraria é uma homenagem a Fausto Nilo, que completou 79 anos no último dia 5 de abril, além de reconhecer a importância e relevo de sua obra para a música popular brasileira.

A trajetória musical do jovem arquiteto Fausto Nilo, nascido em Quixeramobim e criado na mesma casa onde viveu Antônio Conselheiro, começou nas noitadas do chamado Pessoal do Cearáturma de jovens artistas e intelectuais cearenses que despontaram no cenário cultural, em Fortaleza, nos idos de 1970. Numa daquelas noites, Raimundo Fagner o convenceu a escrever uma letra para levar consigo para o Rio de Janeiro, para onde queria viajar em busca de conquistar um espaço na MPB. A empreitada se daria ao lado de outro  cearense, Antônio Carlos Belchior. Foi assim que nasceu a canção Fim do Mundo. 

De lá para cá, Fausto Nilo já contabiliza mais de 500 composições sozinho ou em parceria com os maiores nomes da MPB. Não seria exagero dizer que o cearense é um dos mais prolíferos compositores de todos os tempos da música brasileira. Para ter uma dimensão da sua capacidade criativa, nomes como Toquinho e Vinícius de Moraes fizeram mais de 100 músicas juntos. Já Paulo Coelho e Raul Seixas, alcançaram a marca de 40 canções juntos. Porém, Fausto Nilo também fez 40 canções somente com Moraes Moreira.

Entre algumas parcerias sagradas de Fausto Nilo estão:

Dezembros (com Zeca Baleiro e Fagner) 

Pedras que cantam e Casa Tudo Azul (com Dominguinhos)

Dona da Minha Cabeça (com Geraldo Azevedo)

Eu Também Quero Beijar (com Moraes Moreira e Pepeu Gomes)

Meninas do Brasil (com Moraes Moreira)

Um desejo só não basta (com Francisco Casaverde, gravada por Simone)

Fausto Nilo ostenta em seu currículo canções gravadas por nomes célebres como A Cor do Som, Belchior, Chico Buarque, Elba Ramalho, Fagner, Gal Costa, Luiz Gonzaga, Ney Matogrosso, Pepeu Gomes e Simone, dentre outros tantos.


Medalha Humberto Teixeira

Foi instituída pela Assembleia Legislativa do Ceará em 1995, com a finalidade de reconhecer o trabalho de artistas que tenham se destacado nas artes musical e/ou literária. Foram convidados para a solenidade músicos, artistas e autoridades ligadas à cena cultural cearense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário